Smaller Default Larger

 EDUCAÇÃO FÍSICA

Alguns conteúdos necessitam de plugins/programas para o seu correto funcionamento, como Adobe Média Player (FLV), Java, Real Player, Adobe Flash PlayerEste site é melhor visualizado no  Google Chrome, Firefox ou Opera.

Projetores multimídia, TVs, quadros digitais, laboratórios de informática e outras tecnologias existentes nas escolas devem ser utilizados para o uso dos conteúdos digitais com os alunos.

Conheça os Objetos de Conhecimento associados às Matrizes de Referência do ENEM.


ESTUDOS INICIAIS

 

Plantão Enem - Programa: Matemática, Educação Física e Filosofia - Bloco 1 (Rede Minas e Secretaria de Educação de MG - (You Tube) 15h30min minutos)

 

Comentários das questões ENEM (Portal Dia a Dia Educação – Secretaria Estadual de Educação do Paraná/PR)

 

 

Linguagem Corporal vira tema no Enem (Portal da Educação Física)

O Enem e a Educação Física: qual a sua relação? (Educação Física Brasil)

 
 

Conteúdos de Educação Física (Colégio Damas)

   

 


PERFORMANCE CORPORAL E IDENTIDADES JUVENIS

 

Corpo e Sociedade: o adolescente e seu “novo corpo (Tiago Lisboa Bartholo – Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ - Portal do Professor/MEC)

   

POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPADA DO LAZER

 

Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida(Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ - Portal do Professor/MEC)

 

As dimensões do lazer (Rodrigo Barros Rispoli – Colégio de Aplicação João XXIII – Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

 

Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar: Aula 1Aula 2Aula 3 e Aula 4 (Tiago Lisboa Bartholo - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ - Portal do Professor/MEC)

A importância do Lazer no dia a dia (Estela Calderaro Pontinha Leite - Universidade de Mogi das Cruzes/SP - Portal do Professor/MEC)

O lazer e a interação social: a atividade física (Adriano de Paiva Reis - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

Lazer: uma pesquisa em minha escola (Leandro Rezende – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia/MG - Portal do Professor/MEC)

Lazer: conhecendo mais sobre os colegas (Amanda Fonseca Soares Freitas – Universidade Federal de Minas Gerais/MG - Portal do Professor/MEC)

Lazer: equipamentos de lazer da cidade (Amanda Fonseca Soares Freitas – Universidade Federal de Minas Gerais/MG - Portal do Professor/MEC)

Jogos de Videogames: um vício ou apenas um lazer? (Amanda Fonseca Soares Freitas – Universidade Federal de Minas Gerais/MG- Portal do Professor/MEC)

 

Possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer (Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ - Portal do Professor/MEC)

    

 


MITOS E VERDADES SOBRE OS CORPOS MASCULINO E FEMININO NA SOCIEDADE ATUAL

 Gênero  Univesptv

 

 

 

 

   

 Corpo Masculino e corpo feminino: verdade e mitos sobre as diferenças de gênero  (Tiago Lisboa Bartholo - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Portal do Professor/MEC)

Corpo e Sociedade: a magreza como padrão de beleza no mundo moderno (Tiago Lisboa Bartholo - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Portal do Professor/MEC)

Meninos e meninas: Expectativas corporais e implicações na educação física escolar (Eustáquia Salvadora de Sousa e Helena Altmann - Professora da Faculdade de Educação da UFMG/MG - Professora da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista/SP)

Futebol é ‘coisa para macho’? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol (Fábio Franzini - Doutorando em História Social - FFLCH/USP – SP – 2005)

Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades (Silvana Vilodre GOELLNER - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS)

 

EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE

 

Bem Estar, Saúde, Qualidade de Vida e Cotidiano (Zaida Barros Dias - Colégio de Aplicação da Universidade de Uberlândia/MG - Portal do Professor/MEC)

   
 

Exercício físico melhora a saúde se feito com frequência (Dr. José Kawazoe Lazzoli - Especialista em Medicina do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte)

Exercício físico e saúde Saúde Total

 

Falta de exercício físico reduz expectativa de vida em até 10 anos Terra/Saúde

  


O CORPO E A EXPRESSÃO ARTÍSTICA E CULTURAL

Educação Física (Plantão Enem - Rede Minas e Secretaria de Educação de MG)

 

 

 

 

  

Uma diversidade de ritmos e movimentos (Wilson Vassallo Fagundes – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

O corpo enquanto produtor de cultura (Adriano de Paiva Reis - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

O corpo fala (Adriano de Paiva Reis - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

O corpo fala através da dança (Wilson Vassallo Fagundes – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)    

O CORPO NO MUNDO DOS SÍMBOLOS E COMO PRODUÇÃO DA CULTURA

 

Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia (Tiago Lisboa Bartholo - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Portal do Professor/MEC)

Corpo e Sociedade: as novas possibilidades de construção do corpo (body building) (Tiago Lisboa Bartholo - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Portal do Professor/MEC)

Corpo e Sociedade: comparando os “tipos” físicos no esporte (Tiago Lisboa Bartholo - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Portal do Professor/MEC)

Corpo e Sociedade: as revistas de dieta (Tiago Lisboa Bartholo - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Portal do Professor/MEC)

O Corpo e Linguagem: As diferentes habilidades que envolvem a comunicação (Wilson Vassallo Fagundes – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

 

 


PRÁTICAS CORPORAIS E AUTONOMIA

 

Equilibrando o Corpo (Túlio Campos – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais/MG - Portal do Professor/MEC)

 

Educação Física e Yoga: possibilidades de autoconhecimento – UCA (Tiago Soares Alves - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia/MG - Portal do Professor/MEC)

 

 


CONDICIONAMENTOS E ESFORÇOS FÍSICOS

Atividade Física (Plantão Enem - Rede Minas e Secretaria de Educação de MG)

 

 

 

 

  

Condicionamentos e esforços físicos (Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ - Portal do Professor/MEC)

A Ginástica Artística como movimento corporal, aparelhos e características de qualidades físicas (Roseana Mendes- Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

Corridas rústicas Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)


 O ESPORTE

Ginásticas esportivas - dúvidas dos alunos (Plantão Enem - Rede Minas e Secretaria de Educação de MG - (You Tube- 15h30min minutos)

Fundamentos Esportivos - com libras (Plantão Enem - Rede Minas e Secretaria de Educação de MG)

Fundamentos Esportivos - com libras (Plantão Enem - Rede Minas e Secretaria de Educação de MG)

 

 

  

Voleibol de praia: de pé na areia! (Gregório Hernández Pimenta - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais/MG - Portal do Professor/MEC)

Recriações do esporte – Voleibol (Gregório Hernández Pimenta - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais/MG - Portal do Professor/MEC)

 

Esporte escolar X esporte de alto rendimento (Luciano Silveira Coelho - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais/MG - Portal do Professor/MEC) Esporte (Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ - Portal do Professor/MEC) Fisiologia do exercício: como nosso corpo funciona durante as diferentes práticas esportivas? (Luciano Silveira Coelho - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais/MG - Portal do Professor/MEC)
O esporte como fenômeno social: refletindo e contextualizando o esporte na escola (Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Minas Gerais – MG - Portal do Professor/MEC) Esportes Radicais e a sua inserção como conteúdo nas aulas de educação física escolar (Marcos Vinícios Pimentel de Andrade - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Portal do Professor/MEC)

A violência e os esportes e suas consequências para a sociedade (Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ - Portal do Professor/MEC)

Conhecendo esportes estrangeiros – suas origens e histórias (Moacyr Barreto da Silva Junior - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Portal do Professor/MEC)    
Atividade (TV Escola – Ministério da Educação)    

A DANÇA

 

As danças e os grupos sociais (Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

Os vários tipos de dança (Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

Dançando e fazendo amigos (Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ - Portal do Professor/MEC)

A dança nos tempos atuais (Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

A relação entre a dança e a música (Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

 

 

A dança (Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ - Portal do Professor/MEC)

Música, danças e ritmos (Tiago Felipe da Silva - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais/MG - Portal do Professor/MEC)

  


 AS LUTAS

 

Capoeira (Plantão Enem - Rede Minas e Secretaria de Educação de MG)

   
  
 Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades (Silvana Vilodre GOELLNER - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS)

A luta enquanto fenômeno social (Leandro Rezende- Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia/MG - Portal do Professor/MEC)

 

Capoeira: jogo, luta ou dança? (Rosangela Menta Mello, Eziquiel Menta, Maura Gislaine Barros – Secretaria estadual de Educação do Paraná/PR - Portal do Professor/MEC)

 

A cultura das lutas na Idade Média (Leandro Rezende- Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia/MG - Portal do Professor/MEC)

            

OS JOGOS

 

O jogo/lazer e o esporte Futebol: As diferenças existentes (Rodrigo Barros Rispoli - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

O jogo e o esporte Voleibol: As suas diferenças (Rodrigo Barros Rispoli - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

Jogos e brincadeiras na água (Ricardo Lucas da Rocha - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Portal do Professor/MEC)

 


AS BRINCADEIRAS 

 

Circo na escola: conhecendo figuras acrobáticas (Tiago Lisboa Bartholo - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Portal do Professor/MEC)

Hoje tem circo? Tem sim senhor! (Rosangela Menta Mello, Eziquiel Menta, Maura Gislaine Barros – Secretaria estadual de Educação do Paraná/PR - Portal do Professor/MEC)

Caminhando diferente (Elmio Pagy Felipe dos Reis - CEE 02 DE CEILANDIA – Brasília/DF - Portal do Professor/MEC)